Fidelizar Clientes e Buscar clientes
Fidelizar Clientes e buscar novos clientes é uma tarefa imprescindível para qualquer empresa seja ela uma líder de mercado ou uma Startup (empresa iniciante).
Sem clientes não existe o porque uma empresa existir, alias a base do sistema financeiro predominante na economia moderna são os clientes.
Mais como Fidelizar os clientes ? oque pode ser feito para em mundo com cada vez mais opções mais facilidade de consumo mantermos o cliente comprando de nossa empresa ?
Um dos segredo esta em tentar se relacionar com o cliente e entender a real necessidade do cliente,as reais possibilidades e poder aquisitivo do cliente e oferecer soluções que atendam realmente sua demanda, isso não se aplica somente a serviços ou a uma empresa de sistemas como a Rz Sistemas se aplica a qualquer tipo de negócio.
Vamos pensar em um exemplo hipotético simples, uma loja de roupas e confecções situada no Ceara, adiantaria ela vender para seus clientes em pleno verão casacos de couro? talvez se ouve-se uma promoção para liquidar o estoque, mais sera que em algum momento do ano existe demanda expressiva no Ceara para roupas de couro ? sendo que as temperaturas médias na região vão entre 22º Celsius e 32º Celsius?
Outro Exemplo razoavelmente simples
Pegamos um exemplo de uma das regiões mais pobres de nosso pais, bela água no maranhão, segundo reportagem da rede record disponível R7 algumas famílias vivem com menos de 150,00 reais por mês, adiantaria por exemplo abrir uma revenda de carros BMW nesta cidade ? Infelizmente não.
Logo para buscar novos clientes o ponto de partida inicial é:
- Oque posso fazer ou vender para meu cliente que ele realmente precisa?
- Como posso tornar o dia do cliente melhor com aquilo que estou oferecendo para ele?
- O cliente que esta recebendo a minha oferta de produtos e serviços tem condições de pagar por este produto?
- Oque minha empresa vender para ele vai melhorar em algo a vida dele, a rotina dele vai melhorar com isso, vou trazer algo de valor para a vida do cliente ?
Isso deve ser a premissa para qualquer empresa que quer conquistar e fidelizar clientes, ter empatia com o cliente tentar entender a real demanda do cliente, a real necessidade do cliente e não empurrar qualquer coisa simplesmente para fazer mais uma venda ou bater a meta do mês. temos que ter a meta de vender algo de valor , o qual o cliente perceba o valor daquilo que esta sendo vendido sendo ele um produto ou serviço, que aquilo que a empresa esta vendendo atenda uma demanda especifica seja uma roupa , um sistema, um carro, uma joia, um item básico como comida, qualquer coisa, o cliente deve precisar, deve gostar deve acreditar no vendedor e na empresa que esta entregando o serviço ou produto para o cliente e ai na próxima compra ele com certeza se lembrara da sua marca produto ou serviço.
Como uma empresa pode acompanhar mais de perto seus clientes e suas vendas?
Quando se tem muitos clientes e e muitos produtos fica mais difícil dar a atenção especial que todo o cliente precisa e merece, mais existem ferramentas, relatórios e até mesmo sistemas como o CRM para cuidar deste relacionamento com o cliente uma ferramenta disponivel em nosso sistema de gestão ERP é o relatório de clientes sem movimentação, veja abaixo como tirar e entender melhor este relatório
Relatório de Clientes Sem Movimentação
O Relatório de Clientes Sem Movimentação é um das funcionalidades que muitos clientes de nosso sistema ERP tem dúvidas em relação a seu funcionamento, por está razão viemos com este post detalhar o funcionamento
Objetivo do Relatório de Clientes sem movimentação
O Objetivo deste Relatório é encontrar uma cartela de Clientes que está a um certo tempo sem efetuar algum pedido junto a empresa. Com está relação é possível tomar algumas decisões para atrair de volta esse cliente, como por exemplo, oferecer descontos para o cliente voltar a comprar com sua empresa, entre outros.
Para acessa-lo vá acesse o menu Relatórios-> Gerenciais-> Clientes Sem Movimentação.
(Localização do Relatório)
Exemplo 1 do Relatório de clientes sem movimentação
Abaixo temos uma das análises que podem ser feitas com o Relatório de Clientes sem Movimentação.
Caso você queira obter uma relação dos clientes que não movimentaram em 2015, mas que movimentaram em 2014, basta informar os filtros confirme imagem abaixo. O objetivo de informar a data da última movimentação é obter os clientes que “teoricamente” estão ativos, mas por algum eventual motivo não comparam em 2015. É esses clientes que vou entrar em contato e analisar o por que de não ter comprado em 2015.
(Relatório Exemplo 1)
Exemplo 2 do relatório de clientes sem Movimentação
Abaixo temos outra análise que pode ser feita com o Relatório de Clientes sem Movimentação.
Caso você queira obter a relação de todos os clientes que não movimentaram em 2015, mas que algum dia compraram comigo, basta informar os filtros conforme imagem abaixo. Neste caso considerasse a data da última movimentação como o dia que começou a usar o sistema, no exemplo abaixo, 2000.
(Relatório Exemplo 2)
Você pode fazer várias análises, por exemplo, clientes que ainda não comparam neste novo ano e ligar ou enviar e-mail criar uma mala direta utilizando o Rz CRM para atraí-los a comprar.
Gostou?
Ainda tem dúvidas? Gostaria de ajuda em suas tomadas de decisões?
Entre em contato com a RZ Sistemas.